Um novo programa de flexibilização e reabertura econômica progressiva denominado “Plano São Paulo” foi anunciado ontem pelo Governo do Estado de São Paulo para um retorno gradual às atividades em geral. 

De acordo com o Plano, a partir do dia 1º de junho, passará a valer uma NOVA PRORROGAÇÃO DA QUARENTENA para todo o Estado, por mais quinze dias.  

Serão cinco etapas, determinadas pelas características de cada município, reunidos em regiões por fases, estas divididas por cor, de acordo com os critérios de avaliação da Secretaria Estadual de Saúde e pelo Comitê de Contingência para a COVID-19. 

Cada município terá a sua situação reavaliada a cada sete dias. E, após quinze dias, a região poderá se mover para fases menos restritivas, ou então regredir de fase, caso a progressão seja negativa.

Paralelamente ao Plano, o Governo do Estado disponibilizou um novo serviço à população, o SIMI – Sistema de Monitoramento Inteligente do Estado de São Paulo -, que  busca integrar dados sociais, de saúde, economia para dar maior transparência dos indicadores e medidas adotadas durante a pandemia. 

Além disso, também estão disponíveis boletins regionais para Análises Setoriais que permitem o acompanhamento da economia conforme a avaliação dos impactos econômicos das medidas restritivas, de estímulo econômico e/ou de retomada da atividade econômica propostas pelo Governo do Estado de São Paulo.

Para os postos de combustíveis que já operam dentro da categoria essencial, nada muda.  A mesma orientação foi mantida para as lojas de conveniência, que podem continuar funcionando,  SEM CONSUMO DE ALIMENTOS NO LOCAL. Continua permitida também a entrega (“delivery”) ou a comercialização via “drive thru” para as lojas de conveniência. 

Fonte: Sincopetro.